Técnica subjetiva que fornece informações sobre atitudes, sentimentos e percepções onde a comunicação não verbal é considerada. Os resultados não são quantificáveis e, por isso, não podem ser generalizados para a população em estudo.

Para quais situações são indicados:


  • Gerar conteúdo para questionário ou aprofundar resultado de pesquisa quantitativa
  • Entender a linguagem do público-alvo
  • Verificar a reação inicial a novos conceitos, novos produtos, propaganda
  • Gerar insights sobre diferentes questões


Processo de pesquisa qualitativa

A Omni Marketing utiliza abordagens on-line e off-line tanto para entrevistas em profundidade como para as discussões em grupo com raciocínio dialético e indutivo.

Offline (Presencial)

Vantagens Desvantagens
Rapidez Não projetável
Descobertas Difícil interpretação
Interação com os participantes Não indicada para decisões de risco
Sondagem instantânea Amostra reduzida e sem representatividade
Abordagem de temas polêmicos -

Online (Web)

Vantagens Desvantagens
Sem barreira geográfica Falta linguagem corporal
Anonimato: espontaneidade Perdas na dinâmica do grupo
Ideal para assuntos delicados Conversa não linear
Dispensa transcrição: registro automático Menos emocional
Não tem custo de viagens Dependente da habilidade de digitação
Menos vulnerável a centralizador de opinião Restrições tecnológicas